Cidades

Radares de velocidade começam a multar motoristas em Manaus 

Ao todo, sete radares foram instalados em pontos críticos da Avenida do Turismo, na Zona Oeste da capital. Medida tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito e diminuir o número de acidentes.

Radares de controle de velocidade começam a multar motoristas em Manaus partir desta quinta-feira (2). A medida, anunciada no ano passado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e diminuir o número de acidentes em trechos considerados críticos.

Nesse primeiro momento, a fiscalização eletrônica começará exclusivamente na avenida do Turismo, no bairro Tarumã. No entanto, a Prefeitura de Manaus já planeja a ampliação do sistema para outras áreas da cidade. Os novos locais serão divulgados previamente, garantindo que a população seja devidamente informada e adaptada às mudanças. Veja abaixo:

  • Avenida do Turismo – Ponta Negra – sentido Complexo Turístico Ponta Negra
  • Avenida do Turismo, oposto Condomínio Mediterrâneo I – Tarumã sentido Aeroporto Eduardo Gomes
  • Avenida do Turismo / Avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido Complexo Turístico Ponta Negra
  • Avenida do Turismo, oposto ao Residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu Sentido Oeste
  • Avenida do Turismo, em frente ao Condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
  • Avenida do Turismo, Escola Municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
  • Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste

Placas de sinalização foram colocadas para informar sobre a velocidade permitida e a presença dos equipamentos.

Segundo a prefeitura, a iniciativa visa promover maior segurança no trânsito e melhorar a fluidez viária em uma das principais vias da capital amazonense, que recebe grande fluxo de veículos diariamente. A avenida é uma das vias com maior número de acidentes com vítimas fatais. No ano passado, 17 pessoas perderam a vida na via. O alto número de óbitos reforça a importância da fiscalização eletrônica no local.

De janeiro a novembro de 2024, houve um aumento preocupante de 19% no número de óbitos no trânsito em comparação com o mesmo período de 2023. No total, 292 pessoas perderam a vida nas vias da cidade em 2024, enquanto no ano anterior esse número foi 228.

Um dado alarmante é que quase metade das vítimas fatais eram motociclistas, grupo que apresentou um salto significativo de acidentes. Em 2024, 146 motociclistas morreram no trânsito, representando um aumento de 39% em relação a 2023, quando foram registrados 105 óbitos na categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *