Início da campanha de vacinação contra a gripe em Manaus está marcado para setembro
Secretaria Municipal recebeu um total de 150 mil doses da vacina influenza trivalente para início da imunização em Manaus.
A cidade de Manaus se prepara para iniciar sua campanha anual de vacinação contra a gripe no dia 2 setembro com foco em pessoas de 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde. A ação segue até o dia 26 de outubro, com a aplicação de doses em 162 salas de vacina da capital.
A vacinação é uma medida essencial para controlar a disseminação da gripe e reduzir o impacto das complicações associadas à doença. As autoridades de saúde enfatizam a importância de que todos os membros da comunidade participem da campanha para proteger não apenas a si mesmos, mas também os outros, especialmente aqueles que são mais suscetíveis a complicações graves.
A meta da campanha é vacinar 90% dos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos com 60 anos ou mais. Isso representa um total de 442.477 pessoas, com base nos dados do Ministério da Saúde de 2023, dentro do universo de 491.641 indivíduos desses grupos prioritários.
Além desses, a campanha também inclui os seguintes grupos prioritários: pessoas com deficiência permanente; indivíduos em situação de rua; membros das forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; trabalhadores da saúde; professores de todos os níveis de ensino; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema penitenciário; adolescentes de até 18 anos sob medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais; e pessoas com comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu um total de 150 mil doses da vacina influenza trivalente para início da imunização em Manaus, com a previsão de envio de novos lotes ao longo do período da estratégia. A vacina inativada é composta de três cepas de vírus, duas do tipo A e uma do tipo B, sendo indicada para utilização na estratégia conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para receber o imunizante, os usuários podem se dirigir a uma das salas de vacina e apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que comprove sua inclusão entre os grupos prioritários.