Cidades

Governo Federal assina termos para pavimentação de trecho da BR-319 e início de dragagem no Amazonas

Outras solicitações feitas pelo Governo do Estado para o enfrentamento à estiagem também foram atendidas, como o envio de aparelhos purificadores de água.

Nesta terça-feira (10/09), o Governo Federal assinou contratos para a pavimentação do trecho C da BR-319 e o início da dragagem do rio Amazonas. A BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, receberá a pavimentação de 20 quilômetros, entre os quilômetros 198,2 e 218,2, com prazo de 720 dias para conclusão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será responsável pela obra.

O Governo Federal também lançará uma licitação nos próximos 30 dias para a pavimentação de mais 32 quilômetros da BR-319 e realizará novos estudos para garantir a pavimentação do trecho intermediário, ligando o Amazonas a Porto Velho.

Além disso, foi assinado um contrato para a dragagem e sinalização náutica do rio Amazonas entre Manaus e Itacoatiara, visando facilitar a navegação durante a estiagem. O Ministério dos Portos e Aeroportos e o Dnit conduzirão esta obra, com o processo licitatório abrangendo outras áreas de dragagem nos próximos dez dias.

O Governo Federal também anunciou ações para mitigar os impactos da estiagem, como a universalização do abastecimento de água e a abertura de Crédito Extraordinário para atender demandas de prefeitos. Um decreto regulamentando a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo foi assinado para coordenar o combate a incêndios florestais.

Durante a visita, foram discutidos os impactos da seca em comunidades como Manaquiri, Alvarães e Tefé, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de filtros para abastecimento de água.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *