Detento finge passar mal, comparsas atacam policial e dois acabam mortos no interior do AM; vídeo
Uma tentativa de fuga na delegacia de polícia de Nova Olinda do Norte, no interior do Amazonas, terminou com dois detentos mortos na madrugada desta terça-feira (27 de maio). A ocorrência foi registrada por volta de 1h, quando policiais militares do 1º Pelotão da 9ª Companhia Independente da PM (CIPM) e agentes da Guarda Civil Municipal foram acionados para conter a ação.
De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu nas dependências do 47º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na Avenida Janary Nunes, no Centro da cidade. A tentativa de fuga teria começado após um dos presos fingir um mal-estar, aparentemente causado por ingestão de medicamentos.
Ao ser retirado da cela sob a justificativa de atendimento médico, outros dois detentos atacaram uma investigadora em uma tentativa de tomar a arma dela. Nesse momento, houve luta corporal com os detentos e, com apoio de outro investigador, os dois suspeitos foram atingidos por disparos de arma de fogo.
Ambos foram levados para o hospital municipal de Nova Olinda do Norte. Um dos detentos, identificado como Alyson da Silva Oliveira, de 27 anos, morreu na unidade de saúde. O outro, de 26 anos, foi baleado na região pélvica, passou por cirurgia e morreu horas depois.
Durante a ação, a guarnição da PM e a equipe da Guarda Municipal realizaram a contenção dos demais detentos e garantiram a segurança da delegacia. Dois objetos cortantes improvisados (um feito com osso e outro com cabo de colher) foram apreendidos com os suspeitos.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.